Minha primeira semana com o Xoom

Mensagens subliminares...

A pouco mais de uma semana estou usando o Xoom da Motorola, o primeiro tablet com o Android Honeycomb, e até o momento as impressões que tive são as melhores possiveis.

Desde de quando começou essa explosão de tablets,  sempre me perguntei duas coisas: para que eu teria um tablet e para que isso serve? A resposta para esses questionamentos estará no fim do post.

Logo que você liga o aparelho você tem uma pequena má surpresa, no modelo 3G ele requer um sim card para que você possa entrar no sistema, passado esse pequeno incomodo, logo você está configurando sua conta Google.

O xoom, como dito anteriormente, vem com o Android 3.0 e para quem está acostumado com o sistema Android logo percebe as diferenças, é uma interface bem diferente e com conceitos diferentes. O dispositivo não tem botões de navegação, ele tem apenas o botão de liga e desliga e os controles de volume, toda a navegação é feita por software na própria tela do Xoom.

Transição de tela

A primeira vista a transição de tela do Xoom é lenta ao se comparar com o Ipad, contudo, depois de muito pensar a respeito eu notei que o ambiente do Xoom é 3D e quando você vai mudar de ambiente ele gira o foco e renderiza os icones. Isso é o mais puro achismo e não tem o mínimo embasamento  técnico. De qualquer forma em qualquer programa a transição de telas no Xoom é rápida e suave.

Cameras

O Xoom tem duas cameras, uma frontal para video chamadas e uma traseira para filmagens e fotos. As duas cameras me impressionaram bastante, mas a camera frontal numa chamada de video do Gtalk me surpreendeu.

Aplicativos

Engraçado como ao ler reviews em alguns sites/blogs de tecnologia algo que sempre é colocado em evidencia, talvez por falta de imparcialidade e paixão pelo concorrente, é o fato de ter poucos aplicativos modificados/desenvolvidos para uma tela de 10.1 polegadas. Quando você começa a usar o xoom e instalar os aplicativos que você está acostumado a usar no seu celular, você não nota grandes diferenças ou impecilhos de uso. Por exemplo, uso o twicca que é um cliente para twitter e ele obviamente não é modificado para o tablet e simplesmente ele só amplia a experiência que eu tinha no celular.

As melhores surpresas no honeycomb são os apps do Gmail e Gtalk. A interface do Gmail para tablet é fantastica, dá até vontade de não usar mais a interface web ;). O Gtalk como eu já disse, tem a capacidade de chat com video que é algo que sempre senti falta e o melhor, as chamadas podem ser feitas do xoom para qualquer outro device com Gtalk e suporte a video, sem restrições de sistema operacional!

Outro ponto forte, a Motorola antes de lançar o Xoom logo correu e fez diversas parcerias e assim é possivel ter app da Saraiva que te dá direito a 6 livros gratuitos, app da Folha e da Abril, entre outros. Eu não sou um grande fã da leitura digital, eu realmente gosto de ter o livro e le-lo da maneira que eu achar melhor. Lê no Xoom não é ruim, mas não chega a ser a experiencia mais agradavel e isso vale para qualquer tablet, o peso deles dependendo da posição gera um certo desconforto. Para leituras ocasionais acredito que ele se de muito bem.

Navegador

O navegador é uma versão leve do chrome, que na pratica que dizer que você tem um browser normal no seu tablet apesar da maioria dos sites reconhece-lo como um navegador mobile, o que não é tão ruim, pois a leitura nas versões mobiles geralmente são melhores. Outro ponto forte é a possibilidade de sincronizar o chrome do Xoom, desse modo você tem um ambiente de navegação unico em todos os seus devices independente de sistema operacional.

Travamentos

Rá! Nenhuma até o momento, e olha que uso muito e já instalei tudo que é tranqueira nele.

Updates

O xoom americano tem software 100% Google, na pratica isso quer dizer que o Google é responsavel pelos updates. No Brasil, a Motorola usa uma room baseada na americana para atender as redes de telefonia 3G e talvez outras coisas mais. Em partes os donos do Xoom brasileiro precisam da motorola para terem versões atualizadas, na pratica isso pode ser um pouco diferente já que o bootloader do dispositivo é destravado…

Conclusão

A ideia aqui não era dar um review tecnico, as especificações estão por toda a internet, queria mesmo era passar um pouco da experiencia de uso.

Ainda continuo sem saber qual a utilidade de tablet, uma vez que ele faz um pouco de tudo. Acredito que o principal seja ter um ambiente, de certa forma ilimitado, a mão a qualquer momento.

Quer comprar um tablet, o Xoom é uma ótima opção e eu recomendo fortemente. Ótimo hardware e muito bom software fazem do Xoom de longe o melhor tablet que já tive contato.

 

 

Terminator no GNOME

Sim, vamos falar de Terminator, e não, não estamos falando do Arnold 😉

O Terminator é um terminal simples e IMHO muito mais produtivo que os terminais mais comuns(gnome-terminal) ou mais alternativos(guake) encontrados para GNOME.

O principal recurso, que o diferencia dos outros, é o fator de poder dividir e sub-dividir a janela em pequenos terminais. Usando um monitor grande, ele é praticamente a ultima coca-cola do deserto!

Quando você abre o terminal a tela dele é comum

Com essa tela aberta você trata-la como um gnome-terminal e abrir abas com um simples Ctrl+t . Mas nossa ideia é aproveitar as funções de divisão de telas. Então com um Ctrl+shift+e você divide a tela verticalmente como mostrado abaixo.

Com essa tela eu geralmente movo o foco para o terminal da esquerda, você pode navegar entre terminais tanto clicando neles ou com ALT+seta direcional, e a divido-a horizontalmente com Ctrl+shift+o.  Essa é a minha tela padrão de trabalho. Uso o terminal comprido para atividades que requerem uma tela mais extensa e as menores para conexões locais e ssh usando screen(falarei mais e mostrarei dicas e meu arquivo de configuração no proximo post).

Em qualquer um dos terminais você pode maximiza-lo para preencher a tela inteira com um simples Ctrl+shift+x.

Esse é o modo em que eu o uso, eu já tentei faze-lo salvar esse estado mas não consegui e pela mais pura preguiça não tentei mais ou mesmo alterei o Terminator para fazer isso. Se você o usa, ou começou a usar agora por causa do post, conte aqui como é a sua configuração ideal de tela.

Você encontra o Terminator nos melhores repositórios da sua distro favorita. 🙂

Atualização: o Vitor deixou a dica aqui nos comentários de como fazer para salvar as configurações do Terminator, testei aqui e funcionou bem 😉

Meu ambiente de trabalho em 7 itens

Meme bem interessante que tenho visto nos blogs de grandes profissionais de TI, principalmente desenvolvedores, e acabei sendo convidado pelo meu amigo Reinaldo Sanches a descrever em 7 itens meu ambiente de trabalho.

Os items listados serão baseados no meu ambiente dos ultimos meses, que com a minha mudança teve que ser compactado e hoje acredito estar mais simples e ainda mais eficiente que antes.

  1. Ubuntu e Mac OS
    Ao contrario da maioria das pessoas que acabaram migrando de Linux para Mac, eu não tive grandes ganhos com produtividade, o que me deixou no 0 a 0. Como trabalho com linux o dia todo, acabo usando o Mac em casa somente para efeito de desalienação 🙂 . Como vocês poderão ver, as ferramentas que uso são em sua maioria as mesmas para os dois sistemas. Então eu tenho Ubuntu no notebook de trabalho, ubuntu com unit no netbook e um macbook com mac.
  2. Chrome / Chromium
    Eu não era muito feliz tendo meu navegador fechado por causa de um determinado site em uma aba que tinha um comportamento anormal, com o chrome eu mantenho historico e favoritos sincronizados, posso usar as notificações de email, consigo matar somente uma determinada aba e agora sou quase completamente feliz. Eu ainda não consegui descobrir uma maneira legal de acessar sites salvos nos favoritos…
  3. Terminator
    Sempre fui usuário do gnome-terminal, até o dia em que descobri o Terminator, ele hoje é um dos principais responsaveis pela melhoria na minha produtividade. Com o Terminator é possivel dividir o terminal em terminais, tanto verticamente como horizontalmente. Tudo isso aliado a atalhos de teclado faceis.
  4. Screen
    Boa parte do meu trabalho é remoto, então o screen é essencial. Uso configurações personalizadas criadas ao longo de alguns anos usando o screen. Se alguem se interessar, posto depois um screenshot e ainda o proprio script.
  5. GMail
    Posso dizer que boa parte da minha vida, tanto pessoal quanto profissional, está no GMail. Tirando os atalhos de teclado, eu uso praticamente todas as funções do GMail. Coloquei espaço de armazenamento adicional, uso bastante labels, uso o recurso de multiplos inbox e principalmente o tasks, onde mantenho minha to-do list. Todos os meus principais emails chegam numa mesma conta, com multiplas assinaturas e seus devidos filtros. Uso bastante o recurso de adicionar um +xpto@gmail.com depois do meu login de usuário para cadastrar em sites e assim saber quem são aqueles que fornecem sua base de dados à spammers.
  6. AppEngine
    Como o Rodolpho disse, um ambiente unico, multiplataforma, onde eu não preciso me preocupar em instalar todos os softwares/frameworks/etc, onde é simplesmente instalar e programar, sua unica preocupação é com o que você está desenvolvendo. Você pode ver algumas coisas inuteis que fiz usando o AppEngine aqui no use.lesslabs.org
  7. Smartphone
    Eu não conseguiria imaginar esse ambiente a uns 2 ou 3 anos atrás, eu sempre tive handhelds como palm/ipaqs/n 770 mas sempre faltou algo e sempre foi mais diversão. Hoje em dia eu posso dizer que uns 10 a 15 porcento do meu trabalho é feito no smartphone, pode parecer pouco, mas se você analisar bem, são 15% de trabalho feito fora do escritorio, aproveitando melhor meu tempo. Leio meus emails e verifico minha agenda aproveitando o tempo de casa para o trabalho.  Eu ainda uso o smartphone para “interações sociais” na internet, como twitter, orkut, facebook e tambem para ler meus feeds no reader. Um detalhe interessante, é que eu gosto muito de teclado fisico, não consegui ainda ser produtivo usando o teclado virtual. Por isso eu usava ainda o bom e velho G1 e agora ainda mantenho o milestone.

Agora para seguir com o meme, convido meus amigos: