Terminator no GNOME

Sim, vamos falar de Terminator, e não, não estamos falando do Arnold 😉

O Terminator é um terminal simples e IMHO muito mais produtivo que os terminais mais comuns(gnome-terminal) ou mais alternativos(guake) encontrados para GNOME.

O principal recurso, que o diferencia dos outros, é o fator de poder dividir e sub-dividir a janela em pequenos terminais. Usando um monitor grande, ele é praticamente a ultima coca-cola do deserto!

Quando você abre o terminal a tela dele é comum

Com essa tela aberta você trata-la como um gnome-terminal e abrir abas com um simples Ctrl+t . Mas nossa ideia é aproveitar as funções de divisão de telas. Então com um Ctrl+shift+e você divide a tela verticalmente como mostrado abaixo.

Com essa tela eu geralmente movo o foco para o terminal da esquerda, você pode navegar entre terminais tanto clicando neles ou com ALT+seta direcional, e a divido-a horizontalmente com Ctrl+shift+o.  Essa é a minha tela padrão de trabalho. Uso o terminal comprido para atividades que requerem uma tela mais extensa e as menores para conexões locais e ssh usando screen(falarei mais e mostrarei dicas e meu arquivo de configuração no proximo post).

Em qualquer um dos terminais você pode maximiza-lo para preencher a tela inteira com um simples Ctrl+shift+x.

Esse é o modo em que eu o uso, eu já tentei faze-lo salvar esse estado mas não consegui e pela mais pura preguiça não tentei mais ou mesmo alterei o Terminator para fazer isso. Se você o usa, ou começou a usar agora por causa do post, conte aqui como é a sua configuração ideal de tela.

Você encontra o Terminator nos melhores repositórios da sua distro favorita. 🙂

Atualização: o Vitor deixou a dica aqui nos comentários de como fazer para salvar as configurações do Terminator, testei aqui e funcionou bem 😉

12 respostas para “Terminator no GNOME”

  1. Muito legal! Muito útil!
    Clicando com o botão direito do mouse e indo em Preferências, na aba Layouts e clicando em Adicionar ele salva o layout atual, mas não entendi como usar o layout salvo…
    Quando eu estou numa conexão ssh ele divide e a janela nova fica no shell da máquina local. Será que tem como abrir a tela nova usando a conexão ssh corrente?

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  2. Na verdade, seria por que usar duas janelas soltas do terminal do GNOME que para mover entre eles eu preciso de Ctrl+Alt+TAB se eu poderia usar uma unica janela com varios terminais que eu navego entre eles com ALT+seta direcional e ainda posso ter foco em fullscreen com CTRL+shift+x =D

  3. Para salvar as configurações e tive que alterar o arquivo ~/.config/terminator/config
    mas é bem simples… você coloca o seu ambiente configurado, depois clica com o botão direito, vai em preferências > layouts e clica em adicionar e coloque algum nome no seu layout…
    ele vai criar as configurações todas naquele arquivo…

    depois abra o arquivo e mude o nome do seu layout para default, e o tema default para qualquer outro nome… salve, feche o terminator e abra novamente…

  4. Interessante esse terminator, eu nunca tinha visto. Porém, não entendi essa de Ctrl+Alt+TAB pra trocar de aba. Eu uso Alt+1 pra ir pra primeira, Alt+2 pra ir pra segunda, etc. Faço isso bem rápido pelo teclado e, pela disposições das abas, o dedo vai no número certo sem precisar ver. É igual aba de navegador.

  5. Ei Rubens,

    Acho que voce entedeu errado, eu disse que para navegar entre terminais eu uso alt+setas direcionais.
    Abraços.

  6. O que ele quis dizer Licio, é de quando vc tava falando da vantagem do Terminator em relação ao terminal do Gnome. Vc deu a entender que a pessoa precisaria de CTRL+ALT+TAB pra mover entre 2 terminais nativos abertos (tela solta), não? E ele quis dizer que abre abas no terminal do Gnome e alterna com ALT+[número].

    Bem, ACHO q é isso =p

    Mas eu tenho uma dúvida aqui, como esse post é de Maio, nem sei se alguém vai me responder, talvez vc Licio, mas enfim:

    Cai nesse post procurando como dividir janelas na tela de forma prática, como no Windows 7. Lá eu uso, por exemplo, [tecla Win + seta da esquerda] pra jogar a janela pra metade esquerda do desktop, e [Win+Direita] pra direita. Assim fico com as 2 janelas na tela. Tem outras combinações úteis tb que não lembro.

    Mas a dúvida é: existe comando equivalente no Gnome? Tô usando Ubuntu 11.04 (mas creio que isso é independente da distro, e sim do Gnome, certo?)

    Tomara que alguém responda… Abraços!

  7. Ah e obrigado pela dica do Terminator, mas eu quero algo global, pra por exemplo usar com o Chrome e qualquer outro programa que esteja aberto, e combinações (terminal+navegador dividindo a tela, por exemplo).

    Abraços

  8. Vinícius, se você estiver usando o GNOME Shell, você pode mover uma janela até depois de uma borda lateral. A janela será “maximizada” mas ocupando só aquela metade da tela. Aí é só repetir o processo para o outro lado com outra janela.

  9. Leonardo, pior que eu lembro disso, mas por algum motivo aqui não tá funcionando agora.

    De qq forma, queria algo bem prático como no Windows, só usando o teclado.

    Achei umas personalizações de atalhos de teclado usando o programa gconf-editor, do Gnome (baixei pelos repositórios oficiais), com isso tenho teclas pra mover as janelas pra esquerda/direita, mas ainda não tem nada que já redimensione essas janelas pra dividirem uma tela inteira certinho, ou eu não achei.

    Isso pouparia muito tempo quando a pessoa tá usando só 1 monitor e tem que digitar algo e ler outro paralelamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *