O(s) dia(s) que o ubuntu-br parou!

 

Como todos sabem e puderam vivenciar tivemos inumeros problemas com o servidor que hospedava os sites e serviços do Ubuntu Brasil.

A cada queda nos sistemas mais e mais pessoas se indignavam, queriam explicações formais, previsões de retorno dos serviços  e muitas vezes ofendiam o SysAdmin, este que vos escreve, em meios publicos(listas, irc, posts em blogs, cartas, nome na boca do sapo e etc..).

Para todos esses que gastaram suas energias  com ataques ad hominem o unico e exclusivo problema era o SysAdmin, ou seja, ele era incompetente.

O que poucos sabiam, é o que o SysAdmin estava trabalhando e muito para resolver os problemas e que não estava sozinho estava com o webmaster da Canonical. Aí é que está o meu erro, não ter compartilhado isso na hora certa, mas naqueles momentos eu achava mais importante priorizar a resolução do problema do que explicar o que estava acontecendo.

Nesse momento, sei que você já está curioso e rodando na cadeira querendo saber quais eram os tais problemas. Então vamos lá:

– performance do servidor: tinhamos um amd 2400 com 512 de ram para atender 5 Loco Teams, o ubuntu-br era o que consumia mais, pois tinhamos mais serviços(moin, drupal, mailman, spamassassim, clamav, phplanet, mysql, etc). No começo isso era suficiente, mais os Loco Teams cresceram, aumentaram os acessos e o servidor não dava mais conta e abria o bico.

– hardware: descobrimos um problema no hardware que causava alguns congelamentos na maquina, infelizmente o data center estava longe e o sysadmin não tinha como ir lá resolver(:P)

– hosting: devido aos dois problemas acima, as vezes era necessaria a intervenção fisica no servidor, o que demorava muito, o atendimento do hosting era demorado e outros servidores da canonical que estavam lá tinham os mesmos problemas.

A solução então era trocar de servidor e obviamente de hosting, o que não iria acontecer da noite para o dia, logo que a necessidade surgiu o ticket para essa troca foi aberto, mas existem os tramites legais para concretizar o pedido e isso infelizmente demora. Enquanto isso, nós estavamos trabalhando para apagar os incendios e segurar os sites up até a resposta definitiva.

Muita gente ofereceu hosting para hospedar os nossos serviços,  que não foram aceitos não por má vontade, ou por esnobar ou seja lá o que pensaram. Um dos motivos pelo qual não aceitavamos é o trafego do ubuntu-br, nós temos muitos acessos e o nosso trafego é bem intenso. Outro motivo é o que aconteceria com o ubuntu-br o dia que o responsavel pelo hosting sumisse? Isso realmente acontece, eu mesmo já vi acontecer em diversas outras comunidades e não é uma situação legal, imprevistos acontecem…

E o que aconteceu??

M….udamos.

A canonical ofereceu a hospedagem direta nos servidores dela, pois eles já queriam cancelar o contrato com o nosso hosting pois era o mais problematico, a canonical não tinha só o nosso servidor lá, tinham varios e todos problematicos.

Então eu e o Chris(SysAdmin Canonical) começamos a migrar os serviços: wiki e www. Já estava tudo pronto, eu jah havia pedido a instalação do planeta. Eu estava saindo de férias com viagem marcada e arrumando os ultimos detalhes, mas Murphy não estava de férias e estava afim de trabalhar. Uma semana antes de minha viagem, tudo parou de vez. O nosso hosting simplesmente desligou os servidores da canonical, nada de reboot, nada de conexão… Pedimos para religar para acamos a migração, acabamos a migração do que podia ser migrado mas o dns não colaborou, aí começou a novela do dns que durou alguns dias, eu já estava no Canadá, tentando resolver as coisas de lá, mas eu não tinha tempo para pressionar o pessoal para agilizar. Aí entra o Jonh Wendell, que com sua pró-atividade, correu atrás, foi no irc, ligou para os caras e só faltou pegar o voo para Londres e sentar ao lado dos sysadmins da canonical.

O que mudou?

– Wiki(moin) e www(drupal) continuam os mesmos, mesmo conteudo…etc.

– Planeta migrou de phplanet para o planetplanet pois tinhamos que nos adaptar a infra que a canonical oferecia.

– Algumas listas foram para o Launchpad(planeta, membros, documentação).

– A lista de tradução está em https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-l10n-ptbr .

– As listas dos grupos regionais acabaram, vamos estudar a possibilidade de irem para o launchpad.

Obrigado a todos que foram realmente compreensivos nesse tempo e assim ajudaram bastante. Agora voltemos a programação normal.

Uma resposta para “O(s) dia(s) que o ubuntu-br parou!”

  1. Parabéns Licio,

    temos a certeza que fez o melhor para resolver esta questão no menor espaço de tempo possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *