Sonoff Basic e Sonoff mini, qual escolher?

Tenho postado minha epopeia na automação residencial no meu instagram @thelicio e muita gente me perguntou qual sonoff escolher?

As duas opções mais populares hoje são o Sonoff Basic e o Sonoff mini, principalmente pelo preço e relativa facilidade de uso.

Sonoff Basic

Como o próprio nome já diz, é o modelo mais básico da sonoff.

Com ele é possível ativar qualquer circuito de 2200W remotamente através do aplicativo ewlink ou através do botão fisico na caixinha.

Ele tem duas entradas, Neutro e Fase e duas saídas Neutro e Fase.

Muito usado para iluminação, algumas pessoas usam para ligar a cafeteira e sua imaginação e a potencia do relé são seu limite.

O grande problema do sonoff basic é que alguns usos são limitados, vamos dizer que você queira usar para a iluminação da sala, você coloca o sonooff no circuito entra o interruptor e a lampada, fazendo isso você consegue acender e apagar a lampada pelo app, mas se você desligar o interruptor o sonoff também vai desligar.

Isso acontece porque o sonoff precisa da energia para se manter funcionando ao contrário de um interruptor passivo e esse é o mesmo problema das lampadas wifi.

Existem alternativas para contornar o funcionamento do interruptor, mas eu pessoalmente não gosto, principalmente pelo trabalho envolvido de passar novos fios.

Sonoff mini

O grande trunfo do sonoff mini é justamente a possibilidade de trabalhar em conjunto com o interruptor.

Como pode ser visto no diagrama acima, ele tem duas entradas para Neutro e Fase, duas saídas Neutro e Fase, mas você não precisa usar a saída do neutro, só a da fase é obrigatória. Logo em seguida tem mais duas entradas para interruptor, onde o sonoff vai “monitorar” cada mudança de estado do interruptor e acender ou apagar a lampada.
O tamanho também ajuda bastante, ele encaixa perfeitamente em um dos “slots” da caixa do interruptor horizontal.

Obviamente isso vem com um custo, o sonoff mini é pelo menos uns 30 reais mais caro que o basic.

Conclusão

Se você quer automatizar interruptores de parede, a melhor opção é sem dúvidas o sonoff mini. Caso queira automatizar qualquer outra coisa ou uma luminária por exemplo, o sonoff basic pode ser a solução.

Ambos funcionam no aplicativo ewelink e ambos suportam Google Assistente e Alexa. Caso queiram comprar, segue o link para o sonoff basic e sonoff mini.

tag:Casa Inteligente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *