Skate não é crime

Pois é, mas aqui em Belo Horizonte a realidade é outra.

De acordo com o jornal Estado de Minas desta quarta-feira, dia 18/07/07, um cabo e um segundo sargento da Polícia Militar, à paisana e armados com pistolas .40, foram flagrados pelas câmeras do sistema Olho Vivo ameaçando cinco menores e espancando um deles. Os garotos estavam andando de skate em um calçadão aqui na minha rua, onde temos uns bancos que são ótimos para a pratica de skate.

Os jovens foram agredidos aparentemente sem motivo algum, somente por implicancia dos policiais. E isso é muito comum, quem me conhece sabe que eu já andei de skate e gosto muito do esporte, e já passei por varios apuros tambem.  Não só a policia, como a população em geral tem uma ideia errada formada a respeito dos skatistas. Todo mundo acha que todo skatista é drogado, vagabundo e etc… Já vi varias vezes, pistas ao lado de campos de futebol de varzea, a policia chegar e dá batida nos skatistas e nos caras do futebol nada. Claro, como em qualquer outro esporte, existem pessoas que fazem uso de drogas, mas isso não é a regra, é a exceção.

O garoto não pode ir a uma pista porque só tem pistas em lugares perigosos, nos lugares movimentos e teoricamente seguros pela policia, a propria policia não permite a pratica do esporte. Se você vai na pista, te roubam o skate. Se você anda na rua a policia quebra seu skate. Vamos parar de andar? Ou a gente espera o skate virar uma modalidade do pan? Porque nem mesmo com a globo passando varios campeonatos de skate, mostrando o sucesso do skate brasileiro no mundo a população ignorante não consegue aceitar o esporte.

3 respostas para “Skate não é crime”

  1. Fala Lício,

    Cara sempre acompanho seus post, pois leio diariamente os planetas ubuntu e gnu/linuxbrasil, e esse assunto que você abordou é um fato. Tb andei de skate, ainda ando muito de vez em quando, mas ando hehe, e esse fato já aconteceu comigo varias vezes, já fui abordado por policias do BOPE e eles geralmente não são nada educados para não dizer outra coisa. Moro em Brasília e esse fato acontecia sempre onde eu andava (uma praça pública a 500 metros da minha casa). Infelizmente estamos passíveis a esse tipo de coisa pois os skatistas ainda são vistos como vagabundos, drogados e etc. Acho isso uma pena pois temos muitos atletas do skate no TOP mundial que carregam a nossa bandeira e quando menos esperamos acontecem essas situações vergonhosas!

    Skateboard is not a crime!

  2. O que mais acontece sao esses policias ficarem abusando do seu poder de policia pois se acham os todos poderosos ja que tem autoridade, (segundo eles), pra fazer o que quiserem.
    Felizmente dessa vez a camera flagrou algo, o que nem precisava ter ocorrido pois no caso da vitima de estupro a policia chegou la em menos de 2 minutos o que nao ocorreu no caso dos skatistas.
    Eu ando de skate, sempre andei, conheço todos os meninos que estavam la no dia, ja sofri isso demais e ja vi coisa DEMAIS mas DEMAIS mesmo na praça da liberdade, onde parece nao haver lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *